Mari
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUcvJCp4qoA-noLQM0mBtM93Gkjx80BsQVvoEduskq3XYauMqQtyAPj5lwCzOpD8o1CehFvtKBIDg6QOevOSTcfVpd0DCBgjDI7FO698gHhePPjnsTU5BpoT7mZusf2Fsc1Tn8ttF1pVFV/s400/Digitalizar0004.jpg

Coordenadas Geográficas: São linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

Veja abaixo alguns itens importantes nas coordenadas geográficas:

Plano Equatorial: É um plano imaginário que divide a Terra em dois pólos: norte e sul de forma igual, mas de uma maneira metafórica é o mesmo que cortar uma laranja em duas partes iguais com uma faca.

Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.

Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul.

Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador, servem para determinar os fusos horários e vão de 0º a 180º Oeste (Linhas Verticas).

Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich, servem para determinar as zonas climáticas da terra e vão de 0º a 90º graus Norte e oº a 90º Sul. (Linhas Horizontais)

Meridiano de Greenwich

Greenwich se tornou um meridiano referencial internacionalmente em 1884, devido a um acordo internacional que aconteceu em Washington, isso para padronizar as horas em todo o mundo, Greenwich foi escolhido por “cortar” o observatório Astronômico Real, localizado em Greenwich, um distrito de Londres.


Fusos horários

A necessidade dos fusos é devido ao movimento de rotação da Terra, na qual essa gira no seu próprio eixo, esse movimento dá origem aos dias e as noites, perfazendo em 24 horas.

Ao realizar o movimento da Terra (rotação), um lado do planeta recebe luz solar (dia) e o outro lado fica sombreado (noite), o movimento e a luz do sol que incide criam as variações como manhã, tarde, noite, madrugada, então a qualquer momento sempre terá 24 horas distintas.

A partir dessas informações verifica-se que a Terra que é esférica possui 360º, e o movimento de rotação que ela realiza gasta 24 horas para ser realizado, se dividirmos 360º por 24 horas, resultará 15º, então cada 15º, que é a distância entre dois meridianos, corresponde à 1 hora, isso é denominado fuso horário.

O ponto Zero é o meridiano de Greenwich. Ao leste, a cada 15º aumenta 1hora, e a oeste de Greenwich a cada 15º diminui 1hora.

http://cmarinho.files.wordpress.com/2007/05/mapamundi.jpg



  • COMO CALCULAR:
é muito simples e fácil.
  1. Devemos obter a diferença em graus entre as duas localidades, de acordo com 15º graus equivale a uma hora. Após obter a diferença em graus, devemos dividir o resultado por 1 fuso, ou seja, 15º encontrando assim a diferença.

CALCULO DO FUSO: 360º dividido 24h = 15
1 fuso = UMA HORA (1)

Ex: Quando em Chicago (EUA) 90º são 10h, qual é a hora em São paulo 45º Oeste ?

90º-45º= 45º/ 15 = 3 horas
10+3= 13 horas em são paulo.


LEMBRANDO QUE, QUANDO FOR LESTE SOMA.
QUANDO FOR OESTE SUBTRAI.


OBS.: Se o número em horas for maior que 24 horas, basta substrair por 24, então terá um, dois ou mais dias e o resto será a quantidade de horas do dia seguinte.

Ex.: 36 horas é maior que 24 horas, então 36 - 24 = 12 h, ou seja, um dia e 12 horas.



Zonas Climáticas da terra:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMNZUHBirhpZnB3z9h21kIqK9r8hyphenhyphenW6BmkXmznWCbTk9uPl9VdTVdOEpFyC_D1jZcTThf4LqJeODkt5Wz5dgAe33xZQ79oTPkJR3ymy5h8xcMc1qbIz1wH7y_WBGNPyzTA2ZDOJLYPwcrB/s400/Digitalizar0007.jpg


Matéria Por: Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola.


E adaptado Por: Mariana Saraiva Alves Bordonalli.


1 Response
  1. Unknown Says:

    essa explicação é muito boa , ainda mais para quem está no sexto ano(quinta série).
    até coloquei nos favoritos. quem criou essa explicação está de parabéns, porque foi a melhor que já encontrei até hoje(eu já proucurei muito)


Postar um comentário